Imagem capa - 5 lugares para fazer fotos do Pré Wedding em SP por Fotografia Fernando Ribeiro
5 lugares para tirar fotos de casamento em SP

5 lugares para fazer fotos do Pré Wedding em SP

1. Holambra, a Capital Nacional das Flores


Antiga colônia holandesa, Holambra abriga os principais produtores de flores e plantas ornamentais.

Apesar de contar com pouco mais de 14 mil habitantes, a cidade é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, respondendo por cerca de 50% das vendas do setor. Por isso, a cidade foi reconhecida, em junho de 2011, como a Capital Nacional das Flores.

Seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil.

Os produtores aproveitam a realização Expoflora, entre agosto e setembro, para lançar as novas variedades de flores e plantas e para avaliar a sua aceitação pelo consumidor.
Localizada na saída 140 da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, interior de São Paulo, a cidade mantém forte a presença da cultura de seus fundadores na arquitetura dos imóveis, na culinária oferecida por seus restaurantes, confeitarias e no incentivo aos grupos de danças típicas, que reúnem cerca de 300 integrantes.

Sobre a Expoflora

A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra para dar as boas-vindas à primavera. Holambra é uma antiga colônia holandesa e seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantêm as características, os costumes holandeses e inclusive a culinária, também divulgados durante a Expoflora.

Apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, Holambra é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do país e responde por cerca de 40% das vendas do setor.

Por isso, os mais de 400 produtores vinculados à Holambra aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades em flores e plantas ornamentais, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional.

Em sua primeira edição, em 1981, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana.

Hoje, mais de 300 mil turistas visitam o evento a cada ano.










2. HORTO FLORESTAL - 


PARQUE ESTADUAL ALBERTO LÖFGREN


Importante espaço de lazer e cultura, o Parque Estadual Albert Löefgren, conhecido como Horto Florestal, localizado na zona Norte da cidade de São Paulo, ocupa uma área de 1.740.000 m². Localizado ao lado do Parque Estadual da Cantareira, o Horto conta com palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga ainda o Palácio de Verão do Governo do Estado, além das sedes da Polícia Militar e Polícia Florestal do Estado.

Fazem parte da paisagem do parque espécies exóticas, como eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria e nativas, como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá. É possível ver também várias espécies animais, como o macaco-prego, tucano, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador.Outra curiosidade é que, os pinheiros plantados em 1896, quando o parque foi fundado, ainda podem ser vistos no chamado Arboreto Albert Löefgren.

O local abriga ainda o Museu Octávio Vecchi, também chamado de Museu da Madeira, inaugurado em 1931 e o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque.









3. Praia das Conchas


A Praia das Conchas fica localizada em um dos condomínios de luxo do Guarujá e é de pequena extensão, com aproximadamente 50 metros e é envolvida por uma seqüência de pedras fazendo com que pareça com uma bela lagoa.

Com areia grossa e fofa, em seu canto esquerdo forma-se uma piscina natural de água quente, que é presa numa imensa rocha, ambiente paradisíaco para um bom banho de mar.












4. JARDIM BOTÂNICO


No final do século XIX, a preservação da natureza já era uma questão importante em São Paulo. Com base nisso, em 1893 a administração pública estadual começou a desapropriar uma vasta área de mata nativa ocupada por chácaras e fazendas a fim de proteger a floresta e as nascentes do Riacho do Ipiranga, localizadas na zona Sul da cidade.

Até 1928, a região serviu para o abastecimento de água do bairro do Ipiranga, e nesse mesmo ano, o naturalista mineiro Frederico Carlos Hoehne foi convidado pelo governo para implantar um horto botânico no local. Por um projeto de sua autoria, nasceu o Jardim Botânico de São Paulo que, ao completar 80 anos em 2008, passou por um processo de reformas que concedeu ainda maior beleza ao local, confirmando-o como um dos melhores parques da cidade para se relaxar.

Atualmente o Jardim Botânico faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo e está, geograficamente, inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, conhecido como Parque do Estado. Sua área de 360 mil m² de mata atlântica abriga 380 espécies de árvores, utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como, por exemplo, o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores, que vivem livremente no jardim. Confira abaixo algumas das atrações do local.














5. Fazenda Ipanema / Iperó


A Floresta Nacional de Ipanema é uma reserva de 5 mil hectares de mata atlântica, localizada no município de Sorocaba/SP, e ali ocorreram as primeiras tentativas de fundição de ferro na região. Tem esse nome devido ao rio Ipanema que passa ali.

A região é formada por rochas vulcânicas com cerca de 123 milhões de anos e o local é rico em histórias como a do Monge Italiano que viveu em uma gruta a mais de 150 anos e do famoso historiador brasileiro Varnhagen, descobridor do túmulo de Pedro Álvares Cabral, entre outras histórias.

As Trilhas do parque de Ipanema

São três trilhas no parque. A primeira, a Trilha Sítio Histórico, tem 1.200 metros e é a mais curta e fácil de fazer, além de ser próxima do centro de visitantes. Ali é possível visitar as edificações da Real Fabrica de Ferro de Ipanema, que datam de 1811 e é conhecido como o Berço da Siderurgia Nacional.